Apresentação SISU-UFS

A Universidade Federal de Sergipe passou a adotar em 2013 o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, para regular o ingresso dos estudantes de graduação na modalidade presencial. No SISU/MEC, os candidatos inscritos são classificados a partir da nota atribuída a cada um no Exame Nacional do Ensino Médio.

 

SISU UFS

A UFS disponibilizou para o SISU o total de 5.440 vagas, ofertadas em 105 cursos distribuídos por 05 campi - São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto.

Deste total de vagas, 2.614 são para ampla concorrência, 2.721 vagas são disponibilizadas dentro do sistema de cotas, conforme a Lei Federal nº 12.711/2012, ficando as 105 vagas restantes para portadores de necessidades especiais.

 

INSCRIÇÕES E CHAMADA REGULAR DO SISU

As inscrições são realizadas exclusivamente no site do SISU, através da plataforma desenvolvida pelo Ministério da Educação em sisu.mec.gov.br.

O candidato inscrito deve ficar atento à nota de corte do curso de seu interesse para garantir a permanência na lista. Após o término do período de inscrições, o SISU/MEC realiza a chamada regular dos aprovados na Universidade Federal de Sergipe, divulgando a listagem daqueles que realizam a Pré-Matrícula Institucional.

 

PRÉ-MATRÍCULA INSTITUCIONAL, CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA E LISTA DE EXCEDENTES

A UFS publica na página da Universidade os Editais que definem as instruções e fases da Pré-Matrícula Institucional e da Confirmação de Matrícula, observando que:

Nesta primeira fase, a documentação exigida em nosso Edital deve ser entregue pessoalmente pelo candidato aprovado, por seus pais, ou por procurador devidamente constituído, para que seja efetivada sua Pré-Matrícula.

As vagas não aproveitadas na chamada regular são informadas ao MEC, que divulga lista de espera do SISU.

Os candidatos da lista de espera, na proporção de seis vezes o total de vagas restantes da chamada regular, considerados pela UFS como classificados ou suplentes, são aqueles que manifestam interesse após a fase de Pré-Matrícula na Chamada Regular, no SISU.

 

LISTAS DE SUPLENTES

Se novas vagas surgem, por desistência dos candidatos classificados nas vagas restantes, os suplentes são transformados em classificados e informados da sua nova condição, através das 'relações de candidatos que passam da condição de suplentes para aprovados' que são divulgadas em sisu.ufs.br.

Mas atenção: em todos os casos, cada candidato pré-matriculado deve se apresentar na UFS na primeira semana de aulas para fazer a confirmação da Pré-Matrícula, sob pena de perder sua vaga.

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Para maiores detalhes sobre o nosso Processo Seletivo, acesse sisu.ufs.br e busque, nas publicações oficiais, as informações necessárias.

No site o candidato encontrará Portarias Normativas do MEC que regulam o SISU, o Termo de Adesão da UFS ao SISU/MEC, bem como os Editais do nosso Processo Seletivo.

Curta nossa Fanpage no Facebook e siga as novidades do SiSU UFS.