Qui, 02 de fevereiro de 2023, 11:53

Aberto na Cidade Universitária, Fórum Itinerante de Acessibilidade e Inclusão percorrerá todos os campi
Objetivo é ouvir a comunidade para aprimorar a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão da UFS

“Eu sou uma pessoa autista. E políticas de acessibilidade e inclusão me interessam de forma pessoal. Mas também me interesso de forma profissionalizante, já que eu tenho interesse em desenvolver trabalhos nessa área. E eu venho a esse evento pela necessidade de suporte e de conhecimento”, conta a estudante do curso de Licenciatura em Dança, Samea Oliveira Costa.

Ela esteve na abertura do Fórum Itinerante de Acessibilidade e Inclusão, evento que percorrerá todos os campi da universidade durante o mês de fevereiro para colher junto à comunidade acadêmica e sociedade civil organizada propostas que ajudem a aprimorar a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão da UFS.

Estudante Samea Oliveira Costa (Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Quando a gente fala sobre acessibilidade e inclusão, não estamos falando sobre privilégio, vantagem, favor, nem benevolência, estamos falando sobre direitos humanos, para que a gente possa garantir de fato que todas as pessoas tenham oportunidades de participação equitativa e justa”, explicou a professora Lavínia Teixeira-Machado, coordenadora da Divisão de Ações Inclusivas (Dain).

A abertura do Fórum foi realizada no Auditório da Reitoria na última quarta-feira, 1º, e contou com a presença de membros da gestão, diretores de Centro, professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e membros da sociedade como o ex-vereador de Aracaju, Lucas Aribé.

Reitor Valter Santana, pró-reitor de Assuntos Estudantis, e coordenadora da Dain
Marcelo Mendes preside o Comitê Gestor do Programa de Ações Inclusivas (Praincluir)

Pró-reitor de Assuntos Estudantis e presidente do Comitê Gestor do Programa de Ações Inclusivas (Praincluir), responsável pela promoção do Fórum, Marcelo Mendes detalhou os objetivos do evento.

“Ouvir a comunidade acadêmica e ouvir a sociedade civil organizada de forma que a gente venha elaborar uma proposta de uma política de acessibilidade de inclusão condizente com as necessidades não somente das pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, mas também integrando a participação de todos”, disse Marcelo.

Professora Lavínia Teixeira-Machado
Lucas Aribé, ex-vereador de Aracaju

É o que explica Lavínia, mencionando que acessibilidade e inclusão não são só para pessoas com deficiência, mas “também aqueles que apresentam necessidades específicas como de aprendizagem, transtornos globais de desenvolvimento, pessoas que estão com transtornos psiquiátricos, pessoas que tiveram problemas laborais. É extremamente importante a gente ter este olhar para a diversidade humana”.

A programação do Fórum se estenderá aos demais campi da UFS nas seguintes datas: dia 08/02, às 15h, Campus Itabaiana; dia 13/02, às 9h, Campus Lagarto; dia 16/02, às 9h e 15h, Campus Laranjeiras e Glória, respectivamente.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Qui, 02 de fevereiro de 2023, 16:01