Ter, 20 de abril de 2021, 14:14

Projeto de extensão da UFS capacita mais de mil pessoas durante a pandemia
Iniciativa oferece qualificação profissional para usuários da Fundat
Palestra sobre elaboração de currículo e entrevista de emprego realizada em 2019, antes da pandemia. (fotos: Arquivo pessoal)

Coordenado pela professora Sueli Pereira, do Departamento de Secretariado Executivo da UFS, o projeto de extensão “Oficinas de qualificação profissional para os cidadãos que usam o serviço da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat)” tem como objetivo a capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergipe é o terceiro estado com maior taxa de desemprego no país. Em vista disso, o desenvolvimento de ações que objetivam minimizar os impactos causados pelo atual cenário faz-se necessário. “A capacitação profissional deve ser constante na vida de um profissional. A cada dia o número de pessoas que buscam vagas de emprego cresce e com isso surge a necessidade de buscar a capacitação”, afirma a coordenadora do projeto, hoje à frente da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFS.

No ano de 2019 foram capacitadas 1.126 pessoas e de 2020 a 2021 (durante a pandemia, portanto) passaram pela formação profissional outras 1.014, somando o total de 2.140 pessoas contempladas.

A professora Sueli explica que, por conta da pandemia, as capacitações passaram a ser remotas, porém sem perdas para os participantes. “As palestras e oficinas têm ocorrido sem nenhum problema, com boa participação e interação dos participantes. No presencial as palestras e oficinas aconteciam no auditório da Escola do Legislativo, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e nos espaços da UFS, a exemplo do laboratório de informática do Departamento de Computação”, diz a coordenadora.

A professora Tereza Raquel de Rezende, do Departamento de Fonoaudiologia da UFS, é uma das ministrantes das capacitações do projeto. De acordo com ela, os alunos da UFS participam do projeto elaborando materiais sob orientação dos professores, levando o conhecimento para além da sala de aula. Ação que reforça e estimula o aprendizado.

“A professora Sueli tem um projeto brilhante que é oferecido aos trabalhadores de diferentes ramos produtivos. Nós, professores, juntamente com alunos que orientamos, levamos conhecimentos científicos numa linguagem que aproxima a ciência das pessoas. Isso é extensão universitária. A sociedade recebe inúmeras orientações sobre assuntos variados e de aplicabilidade prática para o dia a dia”, explica Tereza.

Atividades realizadas remotamente durante o período de isolamento social

Parceria entre UFS e Fundat

Sandra Magna de Rezende, diretora de Formação Profissional da Fundat, explica que a parceria com a Universidade Federal de Sergipe surgiu da relação profissional que ela já mantinha com a professora Sueli. “A nossa missão é justamente buscar cada vez mais qualificar o cidadão. E a universidade vem com o brilhantismo e com a disponibilidade de vários professores que dominam várias temáticas”, afirma.

A promotora de vendas merchandising Keila Pitzer informa que já participou de algumas capacitações. “Estou atualmente fora do mercado de trabalho, e as oficinas foram de suma importância para engrandecer os meus conhecimentos e enriquecer o meu currículo. Inclusive, devido as oficinas de capacitação que fiz pela Fundat, as empresas passaram a entrar mais em contato comigo, pois os cursos que realizei estão sendo fundamentais para abertura de oportunidades”.

O aluno do curso de Fonoaudiologia José Arnaldo é um dos integrantes do projeto. “Nós, do curso de Fonoaudiologia, temos a oportunidade de participar de ações na disciplina de Saúde do Trabalhador. Para nós, ações como essa são muito importantes, pois podemos levar todo conhecimento que recebemos na sala de aula para um ambiente mais de prática”, afirma.

Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, a parceria estabelecida com a UFS é fundamental, uma vez que é parte da estratégia traçada pela entidade no intuito de garantir uma qualificação profissional de relevância para os cidadãos. "Acredito que, através da capacitação, fornecemos às pessoas a oportunidade de ingressarem com mais facilidade no mercado de trabalho e, por isso, buscamos sempre investir em cursos e oficinas competentes, tanto os que fazem parte do portfólio da Fundat quanto aqueles realizados em parceria com instituições de ensino como a UFS, que possui um excelente quadro de docentes e alunos que sempre trazem abordagens aprofundadas nos conteúdos ministrados", diz.

Como participar

Para realizar a inscrição e participar das oficinas e ações, basta comparecer à sede da Fundat (rua João Pessoa, 127, Centro de Aracaju) das 9h às 15h. Chegando lá o usuário será atendido em um dos guichês. Também é possível manifestar interesse diretamente pelo perfil do Instagram @fundataracaju acessando diretamente o link disponível na biografia para efetuar a inscrição.

O leque de atividades ofertadas pela parceria da fundação com a UFS é amplo. A professora Tereza Raquel explica que existem capacitações específicas para várias áreas profissionais. “Temáticas que envolvem dicas de saúde e segurança no trabalho, cuidados com a saúde vocal e auditiva, elaboração de currículo, dicas sobre direitos dos trabalhadores além de coisas práticas que podem ser usadas tanto no setor formal quanto na economia informal, favorecendo os microempreendedores individuais”.

A diretora da Fundat Sandra Magna de Rezende acrescenta que todas as temáticas abordadas durante as atividades são pensadas e filtradas de acordo com as necessidades do público.

Rivandson Teles (bolsista Proex)

Luiz Amaro (editor)

Atualizado em: Ter, 20 de abril de 2021, 14:31