Qua, 13 de janeiro de 2021, 14:49

Rádio UFS lança quadro educativo em parceria com Núcleo de Farmácia Clínica da UFSJ
Material traz orientações sobre cuidados com medicamentos em tempos de pandemia

Josafá Neto | Rádio UFS - Em tempos de pandemia, a preocupação com o uso de medicamentos aumentou diante de receitas milagrosas e sem evidência científica que circulam na internet como tratamento para a covid-19. Por isso, a Rádio UFS FM estreou na sua programação, nesta quarta-feira, 13, o quadro "Ciência e Saúde: a melhor receita é a informação correta", em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O material de cunho educativo esclarece dúvidas sobre os procedimentos legais para a produção e distribuição de medicamentos no mercado e traz dicas e orientações não apenas a respeito do uso correto de remédios, mas também os cuidados com a rotina de higienização de crianças e idosos, a fim de evitar a infecção pelo novo coronavírus.

A parceria da emissora universitária com o NEPeFaC surgiu por meio do projeto de extensão "Ciência e Saúde para todos". Coordenador da ação junto à UFSJ, o professor André Baldoni destaca a importância da disseminação da informação científica nos meios de comunicação como ferramenta de combate à desinformação.

+ Rádio UFS lança nova temporada do "Pergunte ao Nutricionista"

Prof. André Baldoni destaca a importância da disseminação da informação científica. Foto: Divulgação/NEPeFaC

"O rádio é um excelente instrumento de educação em saúde, visto que possui um potencial enorme em contribuir com a propagação de informações de qualidade para os ouvintes. Ele possui sua importância, sobretudo, devido a abrangência de perfil de ouvintes e pela sua capacidade em levar informações baseadas em evidências científicas a diversos cenários e contextos que os ouvintes estão inseridos," afirma.

"Vale frisar ainda que estamso falando de um veículo que tem uma linguagem democrática e acessível que contribui com a transformação dos achados científicos em ações práticas para a comunidade, sobretudo no contexto da pandemia, que exige informações corretas em tempo oportuno," complementa o professor André Baldoni.

Ouça aqui os episódios:

Atualizado em: Qua, 27 de janeiro de 2021, 10:27