Sex, 28 de julho de 2017, 15:15

HU realiza mais de 350 testes gratuitos para detecção de DSTs e hepatites
Acadêmicos da UFS testaram usuários e colaboradores do hospital para detectar, de forma quase imediata, a presença dessas enfermidades
Procedimento simples retira gota de sangue do paciente através do puncionamento do dedo (Foto: Assessoria de Comunicação do HU)

Na véspera do dia mundial contra as hepatites, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) foi palco de uma ação preventiva da Liga Acadêmica de Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis da UFS: estudantes proporcionaram, além de palestras educativas, testes rápidos a usuários e colaboradores do hospital para a detecção de DSTs e hepatites.

Nas palestras, os estudantes alertaram os participantes sobre o caráter silencioso dessas doenças. Foram abordadas técnicas de prevenção e cuidado como, por exemplo, o uso das camisinhas masculina e feminina.

Ao todo, a Liga Acadêmica realizou 355 testes rápidos, identificando doze casos positivos para sífilis, um caso positivo para hepatite C e 1 caso positivo para hepatite B. O procedimento é simples: só é necessário puncionar o dedo e molhar o teste com uma gota do sangue. “É algo quase imediato e não invasivo”, contou a doutora em Estudos para a Prevenção da AIDS, professora da UFS e coordenadora da Liga, Lígia Lemos.

De acordo com Lígia, o acesso aos testes rápidos ainda é muito difícil para as pessoas, principalmente aquelas provenientes de classes menos favorecidas. “O ambulatório do HU transforma-se em oportunidade para oferecermos esse serviço de saúde pública à população. Ultrapassamos a estimativa que tínhamos previsto e conseguimos alcançar o nosso objetivo”, comentou.

As pessoas cujos testes retornaram positivo foram devidamente encaminhadas ao serviço laboratorial do HU-UFS para a realização do exame confirmatório. Depois dessa fase, receberão todo o suporte para a consecução dos respectivos tratamentos.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Sex, 28 de julho de 2017, 15:40