Qui, 25 de maio de 2017, 09:53

Farmacêuticos do HU são premiados por trabalho científico no V Congresso de Farmácia Comunitária
Evento agregou ainda a V Jornada de Análises Clínicas, o II Simpósio de Farmácia Hospitalar e o II Simpósio de Farmácia da UFS

A Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC-SE) realizou neste mês, em Aracaju, o seu V Congresso de Farmácia Comunitária. O evento agregou ainda a V Jornada de Análises Clínicas, o II Simpósio de Farmácia Hospitalar e o II Simpósio de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Profissionais do Hospital Universitário da UFS foram um dos destaques do evento, por terem obtido premiação em primeiro lugar com o trabalho científico Experiência da Implementação da Prescrição Segura em Hospital de Ensino.

A concepção da ferramenta foi feita pelos médicos Iza Lobo e André Veiga, conforme relata o chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS, Fábio Ramalho. “Após um trabalho de pesquisa coordenado pela doutora Iza Lobo, no qual foram avaliados os erros de prescrição de medicamentos no HU, foi idealizado pelo médico André Veiga um modelo de prescrição no qual estivessem contidas as informações necessárias para uma prescrição completa e segura, preconizadas no protocolo de segurança do paciente do Ministério da Saúde”, relata Fábio.

Prescrição segura

De acordo com ele, o Setor de Farmácia do HU se encarregou da pesquisa das informações, alimentação dos dados, adaptação da ferramenta para a Pediatria e demais clínicas, bem como ficou responsável pela divulgação, treinamentos e monitoramento do uso.

“O modelo de prescrição foi denominado de prescrição segura, e foi implementado no segundo semestre de 2015. Em janeiro de 2017, a direção do hospital publicou uma norma operacional determinando que a prescrição médica fosse realizada utilizando o modelo da prescrição segura”, complementa o farmacêutico.

Foram premiados por essa iniciativa os farmacêuticos Thaís Ramos, Simony Soares, Geovanna Cardoso, Izadora Barros, Adriano Santos, Grace Dória e o próprio Fábio Ramalho, que coordenou a ação.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Qui, 25 de maio de 2017, 10:10