Seg, 20 de fevereiro de 2017, 15:43

Nota de falecimento do professor Israel Roberto Barnabé
Do Departamento de Relações Internacionais, docente faleceu em acidente no interior de São Paulo
O professor Israel ingressou na UFS em 2009 para fazer parte do então Núcleo de Relações Internacionais (Nuri). (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O Departamento de Relações Internacionais (DRI) informa com pesar o falecimento do professor Israel Roberto Barnabé em acidente automobilístico no interior de São Paulo na madrugada do último sábado, 18. O enterro ocorreu na tarde de sábado em Araraquara, SP.

Nesta terça-feira, 21, o DRI reuniu servidores, estudantes e docentes da instituição no auditório do CCSA a fim de prestar uma homenagem ao professor.

Confira a galeria da homenagem.

Na ocasião, foram inúmeros os depoimentos que ressaltaram a presteza, a dedicação e a solidariedade do professor Israel Barnabé para com todos à sua volta e para com a instituição.

Leia também:

Homenagem ao professor Israel Roberto Barnabé

Israel Roberto Barnabé por André Mauricio Conceição de Souza

Israel ingressou na UFS em 2009 para fazer parte do então Núcleo de Relações Internacionais (Nuri) sendo, portanto, um dos pioneiros da construção do curso na UFS. Esteve como vice-coordenador do Nuri até março de 2012, quando assumiu a coordenação até novembro de 2012. Desde então até novembro de 2016 esteve à frente da Coordenação de Relações Internacionais (Cori/Posgrap), desempenhando relevante papel no intercâmbio de alunos para ampliar a internacionalização da instituição.

Havia se afastado em dezembro para a licença capacitação e a realização de pós-doutorado na Unesp, porque apesar dos relevantes trabalhos desempenhados na administração não desejava se afastar da pesquisa. Desde o doutorado, sua área de pesquisa era a integração regional na América Latina tendo como referencial teórico, Gramsci e os autores ligados à teoria crítica.

Publicou o livro “Mercosul e o Estado-Nação: a importância política da integração regional” pela Editora UFS, além de vários artigos, sendo o último “What does the field of International Relations look like in South America?” em co-autoria com Marcelo Medeiros, Rodrigo Albuquerque e Rafael Lima, na Revista Brasileira de Política Internacional. Coordenou também o projeto de extensão Café Debate através do qual procurou aprofundar o vínculo entre o curso de Relações Internacionais e a sociedade sergipana. É uma grande perda para o Departamento de Relações Internacionais e para a UFS, e externamos a nossa solidariedade com os familiares e amigos.

Departamento de Relações Internacionais (DRI)

Atualizado em: Seg, 06 de março de 2017, 18:05