Pgina Principal

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Estilo atual: Padrão

Notícias UFS

  • No último dia de comemorações dos 48 anos da Universidade Federal de Sergipe, 30 de maio, acontecerá o lançamento do novo Portal UFS e serão apresentados os portfólios da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) e o Plano de Desenvolvimento (PDI). Os eventos acontecerão na Sala dos Conselhos, a partir das 9h.

    Orquestra Sinfônica da UFS faz concerto na segunda, 30

    Sistema de inserção de conteúdo do Portal UFS será desativado

    O novo Portal UFS foi concebido para ser um sistema mais moderno e funcional e é resultado de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom), o Núcleo de Editoração e Audiovisual (Neav) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

    “A grande relevância do Portal UFS hoje é que ele consiste no principal meio de acesso as informações universitárias para o público interno e externo”, diz Messiluce Hansen, coordenadora do Neav. Sobre a mudança, Messiluce reforça questões básicas que inferirão no acesso. “O novo portal foi elaborado para garantir melhores condições de acesso. Ele atende a alguns requisitos de segurança e cumpre de maneira eficiente a acessibilidade e navegabilidade da UFS para com o público”.

    No mesmo evento, a Posgrap fará uma apresentação de seus portfólios. As peças mostrarão as ações da Coordenação de Inovação e Tecnologia (Cinttec) com um sumário de registros como marcas, patentes e grupos envolvidos em atividades de inovação. A Coordenação de Pesquisa (Copes) apresentará os grupos de pesquisa da UFS e a Coordenação de Pós-Graduação (COPGD) trará um catálogo dos cursos de pós-graduação com informações das linhas de pesquisa e área de atuação. Os portfólios também tratarão dos convênios de internacionalização da UFS e ações relacionadas à área, desenvolvidas pela Coordenação de Relações Internacionais (Cori).

    “Em 2014 sentimos necessidade de saber quem pesquisava o quê dentro da UFS”, explica Marcus Eugênio, pró-reitor da Pós-Graduação. Os portfólios, que serão lançados em português e inglês, servirão para dar maior visibilidade aos estudos realizados na instituição. “Esses documentos permitirão a internacionalização da UFS e isso é um caminho de mão dupla: permite que estudantes de fora venham ter experiências acadêmicas aqui, e abrem portas para os estudantes daqui da universidade se instruírem em outros meios acadêmicos”.

    PDI

    Ainda no dia 30, a UFS apresentará à comunidade universitária o documento base do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2016 a 2020. O plano é resultado de debates e contribuições de unidades das unidades administrativas e acadêmicas vinculadas aos centros, departamentos e coordenação de cursos e visa tornar a universidade mais pluralista, democrática e inclusiva.

    Ascom

    comunica@ufs.br

  • "Comunicamos que o NTI fará a migração do conteúdo das páginas dos domínios da atual versão do Portal UFS para a nova nesta quarta-feira, 25 de maio, pela manhã. Em decorrência disso, a partir deste dia 25 de maio o sistema de inserção de conteúdo, o Elaborar,  será desativado. Assim, não será mais possível publicar conteúdo no atual portal a partir de amanhã, dia 25 de maio. Isso inclui todos os domínios e a página inicial do Portal UFS, administrada pela Ascom.  

    Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, o novo portal e o novo sistema de inserção de conteúdo, o DAFFY,  entram em funcionamento em definitivo. A partir dessa data, a alimentação do conteúdo será normalizada, mas deverá ser feita no novo sistema. O manual com as instruções para a alimentação do conteúdo no DAFFY estará disponível para os usuários a partir do dia 30 de maio

    Os acessos no novo sistema deverá ser feito através do endereço  www.daffy.ufs.br 

    Como explicado nos treinamentos oferecidos, a senha de acesso será a mesma dos SIGs. Caso o responsável pela alimentação de conteúdo não tenha a autorização automática para acessar o DAFFY, sua chefia imediata terá que fazer a solicitação em um dos sistemas do SIG para que  o servidor, funcionário ou bolsista tenha a autorização para acessar o sistema. Em casos de dúvidas entrar em contato com a ASCOM, ramal 6558, ou com o NTI, ramal 6583

    Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI

    Assessoria de Comunicação - Ascom".

     

  • Esta quarta-feira, 25, será marcada por dois eventos em comemoração ao 48° aniversário da UFS. Tratam-se da aposição de uma placa em alusão ao centenário de Antônio Garcia Filho no Hospital Universitário (HU) e da Roda de Conversa, no campus de São Cristóvão.

    Logo pela manhã, às 10h30, o médico que nome ao campus de Lagarto será homenageado no HU/campus de Aracaju. Antônio Garcia Filho nasceu em 29 de maio de 1916 na cidade de Rosário do Catete, Leste Sergipano, a 37 km de Aracaju. Graduado pela Escola de Medicina da Bahia, em 1941, iniciou as suas atividades em Laranjeiras, transferindo-se depois para Aracaju. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Aracaju e se destacou na vida acadêmica na década de 1960, com a fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe.

    às 15h, na Sala dos Conselhos Superiores, no campus de São Cristóvão, acontecerá um bate papo com professores e técnicos aposentados. O Roda de Conversa deste ano tem o tema ‘A história da UFS contada por aqueles que ajudaram a construí-la’.

    Esta é a terceira edição do evento e contará com a presença do professor Carlos Roberto Bastos Souza que falará sobre a gestão de Aloísio de Campos como reitor, assim como a construção e instalação do campus de São Cristóvão. A professora Judite Aragão trará um olhar pedagógico dos cursos de graduação na década de 1990. a história funcional da UFS será abordada por Manoel Messias de Jesus, que discutirá sua trajetória político-sindical durante os 33 anos de instituição. Marly Souza Alves falará sobre a instalação do curso de Secretariado Executivo e seus últimos cinco anos na universidade antes de se aposentar.

    A presidente da comissão de organização dos 48 anos, Maria da Conceição Almeida Vasconcelos, pró-reitora de Extensão, convida todos a participar. “Essas pessoas vão contar histórias e relembrar suas vivências na UFS. É importante a participação de toda a comunidade acadêmica”.

    Ascom

    comunica@ufs.br

  • Apresentação na segunda-feira, 30, encerra a programação de aniversário da UFS

  • A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica a todos os docentes que submeteram projetos aos editais 01/2016 – POSGRAP/CINTTEC/UFS (PIBITI 2016/2017) e 02/2016 COPES/POSGRAP/UFS (PIBIC 2016/2017) que estão disponíveis as fichas de pontuação para a Produção Intelectual para concessão de cotas e também o acesso ao SIGAA para a inserção e/ou atualização da Produção Científica no Módulo Produção Intelectual.

    O período para a inserção e ou atualização da produção intelectual encerrará impreterivelmente em 30/06/2016 conforme cronograma dos editais supracitados.

    A inserção e ou atualização da Produção Científica é de responsabilidade do docente e o ranking para a concessão de possíveis cotas será extraída do SIGAA.

    Acesso ao Módulo Produção Intelectual:

    PIBIC: Portal docente>Produção intelectual>Relatório do docente>Relatório de avaliação para concessão de cotas>II Avaliação da produção científica por área>ano 2016>Gerar relatório

    PIBITI: Portal docente>Produção intelectual>Relatório do docente>Relatório de avaliação para concessão de cotas> Avaliação da Produção Tecnológica Por Área>ano 2016>Gerar relatório

    A CINTTEC e a COPES estão à disposição para dirimir possíveis dúvidas.

    Posgrap

     

     

  • O Departamento de Administração Acadêmica da UFS (DAA) divulgou listas de convocação de candidatos que participaram do Sisu/UFS 2016: ontem, 19, saiu a primeira relação de excedentes convocados para ocupação de vagas de desistentes do processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes do Sisu/UFS 2016; hoje, 20, foi publicada a terceira lista de convocação dos candidatos que passaram da condição de  suplentes para aprovados. Veja as listas aqui.

    Mais informações pelos seguintes contatos: daa@ufs.br, (79) 2105-6503, (79) 2105-6505; (79) 2105-6507.

     

    Ascom

    comunica@ufs.br

     

  •  

    Comissão Interna de Supervisão (CIS), instituída no âmbito da UFS pela resolução 049/2013, realizará visita em todos os campi e unidades da Universidade Federal de Sergipe com a finalidade de colher as demandas a serem apresentadas pelos servidores e apresentar os membros da gestão 2016-2019.

     As visitas serão realizadas entre os dias 24/05 e 10/06. A proposta é que a Comissão, nas datas e horários propostos, escolha um ponto fixo no campus visitado ou percorra os setores, ouvindo dos técnicos sugestões e demandas. A partir de então será elaborado um plano de gestão da CIS, que será amplamente divulgado para toda a comunidade.

    O projeto, intitulado “CIS ItineranteConstruindo um plano de gestão participativo”, tem também como objetivo a preparação para a realização de um seminário para discutir a carreira, com foco sobre as necessidades identificadas nas visitas.

    O calendário está organizado da seguinte maneira:

    Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos (São Cristóvão) - 24/05/2016 - 9h30 - Didática V, Sala 02.

    Campus Rural - 24/05/2016 - 13h30 - Visita setorial.

    Campus de Laranjeiras - 24/05/2016 - 15h - Visita setorial.

    Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior (Aracaju) - 31/05/2016 - 7h30 - Didática II, Sala 04, Pavimento Superior.

    Centro de Cultura e Arte (Cultart) - 31/05/2016 - 9h30 - Visita setorial

    Museu do Homem Sergipano - 31/05/2016 - 10h30 - Visita setorial

    Campus do Sertão (Nossa Senhora da Glória) - 03/06/2016 - 9h30 - Visita setorial

    Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho (Lagarto) - 10/06/2016 - 9h -A definir

    Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho (Itabaiana) - 10/06/2016 - 13h - A definir

    Comissão Interna de Supervisão

  • Agregando recursos humanos especializados em diferentes áreas de estudo em ciência e tecnologia de frutos tropicais, a proposta do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Frutos Tropicais (INCT-FT) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Embrapa Agroindustrial - CE foi aprovada pelo  CNPq com resultado divulgado no último dia 11.  

    O projeto intitulado “Aplicação de processos não térmicos para obtenção de produtos de alta qualidade e caracterização de compostos bioativos e do aroma nos produtos desenvolvidos”  fez parte da seleção de projetos que visam à manutenção e criação de novos INTCs em diversas áreas, como Química, Agrícola e de Tecnologia.   No total, 345 propostas foram submetidas, das quais 245 foram aprovadas.

    Segundo o professor Narendra Narain, coordenador do INTC-FT, a importância de um INTC em Sergipe vai desde a visibilidade acadêmica que pode ser dada ao estado ao suporte a ser oferecido às indústrias e centros de pesquisas, que poderão contar com os pesquisadores envolvidos.

    “O objetivo principal do projeto é contribuir com o desenvolvimento brasileiro nas áreas de tecnologia e processamento de frutos tropicais e seus subprodutos bem como aproveitamento de seus resíduos com a aplicação das técnicas mais variadas como atomização, fermentação, tratamentos não térmicos, extração e analise de aromas e compostos bioativos dentre outros", explica o professor.

    INCT  Frutos Tropicais

    O Instituto de Frutos Tropicais existe desde 2009, quando foi aprovado e criado na primeira edição dessa chamada pública. Dedica-se à elaboração de produtos promissores (sucos prontos para beber, sucos em , frutas minimamente processadas, frutas desidratadas, frutas in natura revestidas com biofilmes, e essências de frutas) utilizando frutas tropicais e subtropicais de larga e média produção.

    Assim como em 2009, o INCT-FT foi a única proposta aprovada para o estado de Sergipe em 2016, com recursos solicitados no valor de R$ 10 milhões destinados à compra de equipamentos, insumos e implementação de bolsas de pesquisa em diversos níveis.

    Toda a contribuição dada pelo INCT Frutos Tropicais pode ser verificada no site que apresenta os trabalhos desenvolvidos e parte dos pesquisadores que participam do projeto.
    Com informações do INTC Frutos Tropicais.

  • A eletroneuromiografia é um exame diagnóstico que serve para avaliar nervos, músculos ou qualquer patologia do sistema nervoso. Em Sergipe, esse procedimento vinha sendo oferecido pela rede particular, mas a partir deste mês está disponível no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    De acordo com a neurologista Giselle Melo, o exame realizado em dois membros do corpo custaria na rede privada um valor em torno de R$ 400,00. “O HU passou a oferecer essa alternativa a uma população que, muitas vezes, não chegava a fazer o exame por falta de condições financeiras, e acabava sem ter conhecimento do diagnóstico. Consequentemente, muitas patologias não estavam sendo descobertas pela falta do exame”, observa.

    Giselle conta que algumas das contraindicações para a realização da eletroneuromiografia são o uso de marca-passo ou de anticoagulante pelo paciente. “O exame é feito em duas etapas. Primeiro medimos a condução dos nervos, através de pequenos choques elétricos, e depois analisamos a atividade muscular, introduzindo agulhas nos músculos do paciente examinado”, explica.

    Diagnóstico

    Através desses sinais elétricos é possível diagnosticar a origem do problema, se é nervoso ou muscular. A eletroneuromiografia pode ser um exame indicado para as situações em que se presumem alterações nos nervos ou músculos, causadas, por exemplo, por doenças ocupacionais (do trabalho), traumáticas (acidentes por motos, carros, armas de fogo ou brancas), metabólicas (diabetes, alcoolismo), infecciosas e degenerativas, além de acidentes neurológicos e hérnias.

    Os pacientes acometidos por essas doenças normalmente reclamam por sentirem áreas do corpo anestesiadas, formigamento e distúrbios motores, como redução da força, perda de massa muscular, câimbras e tremores excessivos. No HU-UFS, o exame de eletroneuromiografia é realizado às terças-feiras, chegando a atender cinco pacientes por semana. “A carência desse exame na rede pública é tão grande que estamos com exames agendados até dezembro”, ressalta a neurologista Giselle Melo.

    Unidade de Comunicação Social do HU

  • O Departamento de Administração Acadêmica da UFS (DAA/Prograd) divulga a primeira relação de excedentes convocados para ocupar vagas de desistentes do processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes do Sisu/UFS 2016. 

    Os candidatos que constam nessa relação devem comparecer no período de 19 a 27/05/2016, exceto sábado, domingo e feriado, ao DAA para realizar a matrícula institucional. Veja mais informações aqui.

    O DAA também publica a lista atualizada (19/5/2016) de excedentes desse processo seletivo de vagas remanescentes do Sisu/UFS 2016. Veja aqui.

    Mais informações pelos seguintes contatos: daa@ufs.br, (79) 2105-6503, (79) 2105-6505; (79) 2105-6507.

    Ascom

    comunica@ufs.br